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Plataforma de branding: conceito e criação de marca

    Plataforma de branding

    Um trabalho de gestão de marca eficiente desperta sensações, cria conexões com clientes em potencial e gera uma imagem positiva sobre a empresa no imaginário das pessoas. 

    A plataforma de branding, como também é conhecida, define elementos essenciais da gestão de uma marca com o objetivo de padronizar comunicações, criar um posicionamento coeso e influenciar a decisão de compra e a preferência do consumidor pelas soluções da empresa.

    Esse recurso de branding é muito útil na gestão porque promove alinhamento entre as ações da empresa, o seu nicho de mercado e o seu mercado consumidor, além de ajudar a definir o tom de voz, a criar campanhas de marketing eficazes e a desenvolver uma marca de sucesso.

    Este artigo apresenta o conceito, revela, com exemplos, o que compõe uma plataforma de marca e orienta como o recurso pode ser criado.

    O que é uma plataforma de branding?​

    Uma plataforma de branding é o conjunto de elementos únicos que sintetiza as características de uma marca. O recurso contém informações como propósito, atributos de personalidade e os valores que devem guiar as ações e comunicações de uma empresa.

    Essas definições reforçam o posicionamento e a proposta de valor da empresa perante os consumidores. Ajudam também na diferenciação de mercado e podem até mesmo melhorar a motivação, o engajamento e a performance do time.

    Naturalmente, a plataforma de marca também ajuda a empresa comercialmente. Ações em linha com o branding ajudam a aumentar o reconhecimento de mercado, o que impulsiona as vendas, a fidelização de clientes e o valor da marca.

    O que compõe uma plataforma de branding​

    O documento pode reunir diversas características da estratégia de branding de uma marca, como arquétipos, propósitos, atributos de personalidade, valores, propostas de valor, posicionamento e slogan. Comentamos sobre alguns desses elementos nos tópicos apresentados abaixo.

    Propósito de marca​

    Algumas empresas conseguem comunicar seus ideais tão bem e se colocar de forma tão positiva no imaginário coletivo, que conquistam a preferência de consumidores. Algumas dessas pessoas não se importam em pagar mais caro por seus produtos ou serviços.

    O propósito de uma marca é a sua essência, a razão pela qual ela existe. Está relacionado com o que a empresa faz de melhor, com os benefícios de suas soluções e, naturalmente, com a contribuição destes para um mundo melhor.

    Plataforma de branding

    Definir a essência da marca ajuda a guiar as decisões e ações da empresa, orienta toda a cultura organizacional e ajuda a atrair consumidores que compartilham do mesmo propósito.

    Para criar propósitos, é importante considerar o que o mundo precisa, a história da empresa, refletir sobre o impacto positivo que deseja causar no mundo e entender como a marca pode possibilitar mudanças por meio de seus produtos, serviços e ações.

    Arquétipo​

    Arquétipos são personagens fictícios com características, motivações e padrões de comportamento humanos. Esses personagens são percebidos de maneira semelhante por todas as pessoas e são representados na literatura, em filmes, sonhos, lendas e também na publicidade.

    Plataforma de branding

    O conceito, que tem origem na psicologia, é utilizado em estratégias de branding com o intuito de associar a marcas padrões de comportamento atribuídos a um personagem ou papel social, o que ajuda a reforçar o posicionamento e a proposta de valor.

    Na psicologia, existem 12 arquétipos conhecidos, que podem ser classificados de acordo com suas personalidades e motivações.

    Alguns são mais propensos a uma jornada espiritual, outros, ao controle. Há ainda aqueles que buscam estabelecer conexões ou que preferem deixar um legado na sociedade. Eis alguns breves exemplos de arquétipos usados por marcas:

    Plataforma de branding

    Atributos de personalidade​

    A personalidade de uma marca é formada por um conjunto de características humanas. Adjetivos como “amigável”, “acessível” e “sustentável”, indicados como atributos da personalidade, ajudam a construir conexões com o mercado consumidor de diferentes maneiras.

    A personalidade da marca é colocada, em prática, por exemplo, nos materiais e nas campanhas de marketing. O tom de voz e as imagens devem convergir para os atributos da personalidade da marca estabelecidos na plataforma de branding.

    Esses atributos podem evocar emoções nos consumidores, construir o valor da marca, transmitir sua mensagem no tom ideal.

    Plataforma de branding
    Plataforma de branding

    Naturalmente, essas características devem ser percebidas pelo público, não apenas em comunicações, mas em produtos, serviços e em todas as interações com a empresa.

    Para definir os atributos da personalidade, criar um quadro simples pode ajudar. De um lado, pode-se anotar como a marca quer ser percebida e como deseja atuar. Do outro, lista-se o oposto. A partir daí, estuda-se os adjetivos que melhor definem uma personalidade para a marca.

    Valores​

    Os valores são os princípios que articulam tudo o que a empresa faz. São a essência da marca e influenciam a sua cultura organizacional, o que inclui processos de venda, engajamento com clientes e gestão de recursos humanos.

    Os valores estabelecidos na plataforma de branding não devem ser muito gerais ou comuns e servem como um bom direcionamento das ações da empresa. Aliás, devem ser mais voltados para a ação do que apenas para a comunicação.

    Se “integridade”, “responsabilidade” e “diversidade” são definidos como valores, o mercado deve perceber que esses atributos orientam todos os aspectos da empresa, seja seus produtos ou serviços, suas campanhas de marketing ou a sua gestão.

    Como a plataforma de brading é criada​

    A plataforma de branding integra estratégias de branding. Após pesquisar e definir os elementos que a compõem, é preciso sintetizar as informações em um documento, como um quadro simples.

    As células de uma tabela facilitam a organização e visualização dos atributos da marca. Elementos como arquétipo, propósito, personalidade e valores podem ser adicionados com descrições para fácil leitura.

    Assim, ao criar estratégias, campanhas e ações para a marca, a empresa, seus colaboradores e prestadores de serviços podem efetuar suas demandas de uma maneira que corresponda à estratégia de branding da marca.

    Plataforma de branding
    Plataforma de branding

    A plataforma de marca sintetiza, de maneira clara, organizada e simples, todas as informações que guiam a estratégia de branding. É importante entender como a marca quer ser percebida e lembrada pelo mercado consumidor, definir os elementos comentados neste artigo, e registrá-los em um documento para orientar as ações e campanhas da empresa.