Skip to content

Estratégia de branding: a chave para o sucesso da sua marca

    Estratégia de Branding

    Se hoje você parasse para pensar na sua marca, o que viria à sua cabeça? Nome, logotipos, cores, estrutura física, serviço ou produto? Mas só isso? Será que esse é todo o potencial que sua marca pode passar para as pessoas?

    Nós acreditamos que não. Por isso, preparamos este conteúdo para explicar o que é estratégia de branding e por que ela é importante para sua marca.

    O que é estratégia de branding?​

    A função da estratégia de branding vai além do seu produto ou serviço, ela está ligada à personalidade da sua marca.

    A estratégia de branding pode ser entendida como a gestão dos elementos da sua marca, com o intuito de despertar sensações e criar conexões, experiências positivas para os consumidores.

    Seth Godin, fundador e CEO da Yoyodyne, uma das primeiras empresas de marketing online do mundo, escreveu o que:

    “Uma marca é um conjunto de expectativas, memórias, histórias e relacionamentos que, juntos, são responsáveis por fazer o consumidor escolher um produto ou serviço em vez de outro.”

    Seth Godin

    Como utilizar a estratégia de branding na sua marca​

    Agora que você já entendeu tudo sobre o que é estratégia de branding, vamos dar dicas valiosas de como “fazer acontecer” no seu negócio.

    Estratégia de Branding

    Imagine o seu negócio como um todo​

    O que você oferece para os seus clientes? Provavelmente:

    – Infraestrutura básica;
    – Serviços básicos necessários; e
    – Atendimento de recepção e café.

    E como transformar o básico, a partir da estratégia de branding? Pense em:

    – Personalizar seu negócio
    – Oferecer um serviço mais completo, através de empresas parceiras; e 
    – Atendimento humanizado, ou seja, empatia na resolução dos problemas.

    Repense o propósito da sua marca​

    Não existe a necessidade de estampar sua marca em todos os lugares, não use um marketing exagerado. Se preocupe em construir sua marca, a partir de posicionamentos e propostas de valor.

    estratégia de branding vai além da identidade visual, isso não basta para que sua marca seja lembrada.

    Então, pense em uma marca com posicionamento humanizado que se preocupa com as pessoas. Pense que os objetivos devem ir além dos financeiros e comerciais, suas ações devem contribuir de alguma forma para a vida das pessoas.

    Preocupe-se com a comunicação​

    A comunicação vai além do atendimento ao cliente, ela deve ser repensada como um todo. O espaço comunica. A decoração comunica. O produto ou serviço comunica. Assim como as pessoas.

    estratégia de branding para a comunicação, deve observar:

    – Padrões de design;
    – Decoração dos ambientes;
    – Tom de voz;
    – Canais de atendimento;
    – Canais de argumentação comercial; entre outros.

    O segredo é: tenha empatia para resolver os problemas das pessoas. Personalize toda a comunicação para que as pessoas se sintam confortáveis e felizes.