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Case: Trampakí Coworking

    A Trampaki oferece espaços de coworking e serviços de escritório virtual. Empresas e autônomos podem compartilhar o seu moderno ambiente de trabalho. A RT Brand desenvolveu uma marca forte, consistente e favorita para a empresa. Um projeto de branding para atender a essa demanda.

    Desafio​

    Desenvolver uma marca forte, consistente, capaz de gerar negócios, firmar parcerias e se tornar a principal escolha do público. O projeto de branding teve como objetivo principal a criação de uma marca que gerasse notável identificação com o mercado, de modo que clientes e consumidores em potencial atribuíssem à empresa a sensação de estar em um escritório individual ao usar seus espaços de coworking.

    Diagnóstico de Marca

    O primeiro passo do projeto foram as entrevistas qualitativas, que nos forneceram um retrato da marca.

    Identificamos que os concorrentes tinham uma infraestrutura básica, isto é, que ofereciam apenas atendimento de recepção, internet e café, serviços comuns e necessários.

    O diagnóstico de marca nos permitiu entender o posicionamento da empresa naquele momento, gerar hipóteses sobre perfis de clientes em potencial existentes e guiou a criação de uma nova estratégia de gestão de marca.

    Estratégia de Branding

    Por meio de análises de dados, consolidamos os aprendizados obtidos na fase de diagnóstico de marca em três personas e mapeamos características-chave presentes entre esses perfis para a criação da jornada do cliente.

    Esses aprendizados também nos ajudaram a planejar os brand moments, isto é, a interação entre a empresa e seus clientes, de modo a proporcionar boas experiências, positivas e encantadoras.

    Sugerimos algumas mudanças no negócio, iniciando pela possibilidade de personalização dos espaços. Uma fachada discreta e com mais espaços livres permitiria a personalização com diferentes marcas. Assim, a empresa valorizaria mais os negócios de seus clientes e colocaria em prática a proposta de fazê-los se sentir em seu próprio escritório.

    Mudanças nos serviços e no atendimento também foram propostos. Sugerimos a criação de parcerias locais para proporcionar uma melhor experiência ao cliente com serviços adicionais e um atendimento humanizado, isto é, cuidadoso e amigável, como em um escritório individual.

    A RT Brand também indicou a prática de preços considerados justos para a realidade de pequenos empreendedores, sem perder a qualidade do serviço. Nosso diagnóstico indicou que esse é um dos principais públicos consumidores dos serviços oferecidos pela empresa.

    O diagnóstico também apontou a necessidade de grandes mudanças na estratégia de comunicação. Sugerimos que a empresa divulgasse mais o propósito da personalização dos espaços e publicasse fotos da vida real, com pessoas, mostrando o dia a dia de negócios em um ambiente de coworking.

    Plataforma de Branding

    Criamos um documento para sintetizar as informações elaboradas na estratégia de branding e para guiar as ações do negócio, da marca e da comunicação da empresa.

    Na plataforma de branding, descrevemos o propósito, o arquétipo, a personalidade, o posicionamento e as diretrizes de experiências, ou brand moments, da marca.

    A criação da tagline, ou slogan, também foi tarefa da nossa agência. “Um espaço seu” ajuda a condensar a proposta da empresa de fazer os clientes se sentirem em seu próprio escritório com uma frase curta, de fácil memorização.

    As diretrizes de experiência indicam a oferta de um espaço de coworking agradável, moderno, personalizável, com atendimento humano e cuidadoso, com parcerias locais e preço justo, adequado à realidade de pequenas empresas, de modo a trazer à realidade o conceito da marca.

    Essas diretrizes estão em linha com o posicionamento criado para a marca, que prevê um espaço de coworking que traz a leveza de um ambiente de trabalho, que dá espaço para seus clientes se sentirem parte do local e que facilita a rotina de empresários e autônomos com serviços locais de confiança.

    Naming​

    Nossa agência também foi responsável pela criação do nome da marca. O termo foi criado pela união da gíria “trampar”, que significa “trabalhar”, com o advérbio “aqui”.

    Trampakí, que pode ser entendido como “trabalhe aqui”, dá sentido à marca e soa como um convite à escolha do espaço de coworking como ambiente de trabalho.

    Entendemos que esse nome atende bem a todos os requisitos de um bom nome: é único, curto, fácil, causa impacto, reflete a plataforma de branding, é relevante para os públicos da marca e transmite a sua mensagem.

    Universo Visual & Verbal​

    A RT Brand também foi responsável pela criação do universo da marca. Para o logotipo, usamos uma tipografia exclusiva, criada por Julie Green, um designer gráfico de Nova Iorque.

    Optamos pelo preto como cor principal nas comunicações e nos espaços da Trampakí para representar a sua confiança e estabilidade e com o objetivo de dar destaque aos clientes ao colorirem o ambiente com as cores de suas próprias marcas.

    As demais, escolhemos os atributos “companheira”, “aberta”, “acessível” e “humana” para o tom de voz da marca porque esses adjetivos representam bem a sua personalidade e a parceria que oferece aos clientes.